Envie um email

abraaoisrael@gmail.com

Venha fazer uma avaliação

Avenida José Bonifácio, 587 - Professor Simões

Abraão Rodrigues Fisioterapia

Fisioterapia no pós operatório

A fisioterapia no pós operatório é importante, pois auxilia na redução do tempo de recuperação e ameniza os desconfortos decorrentes de procedimentos cirúrgicos, a fisioterapia no pós-operatório também potencializa os resultados.

Na fisioterapia dispomos de diversos recursos elétricos, térmicos e de fototerapia, recursos esses que utilizam correntes elétricas de baixa frequência que promovem a cicatrização dos tecidos, diminuem o surgimento de cicatrizes e/ou aderências, reduzem ou eliminam dores, edemas e hematomas.

A fisioterapia no pós-operatório também contribui para que o paciente possa recuperar sua capacidade respiratória, que por vezes fica limitada dependendo do tipo de cirurgia realizada, assim como recuperar o movimento e a função articular, diminuindo os efeitos do tempo que o membro ou região ficou  imobilizada.

Portanto, pode-se afirmar que o papel da fisioterapia no pós-operatório tem o objetivo de:

  • Aliviar dores, edemas, hematomas e quaisquer desconfortos originados pelo procedimento cirúrgico;
  • A regeneração dos tecidos;
  • Melhorar o aporte de oxigênio local com o intuito de evitar a isquemia;
  • Evitar aderências, retrações de cicatrizes e/ou cicatrizes hipertróficas;
  • Prevenir contraturas musculares decorrentes dos desconfortos da cirurgia;
  • Melhorar a sensibilidade local, e
  • Promover o retorno rápido e seguro às atividades de vida diárias.

A intervenção da fisioterapia no pós operatório imediato (muitas vezes no mesmo dia) tem um papel fundamental na prevenção do surgimento de complicações mais sérias, como a Trombose Venosa Profunda.

A fisioterapia respiratória, especialmente no pós-operatório de abdominoplastias, promove a integridade da função pulmonar, reduzindo as alterações e limitações causadas pelo procedimento.

A intervenção da fisioterapia no pré e pós-operatório das cirurgias plásticas garante que o paciente preserve suas funções vitais e desfrute de um breve período de recuperação da forma mais confortável possível, diminuindo as incapacitações e alterações decorrentes dos procedimentos cirúrgicos.

Isso nos mostra o quanto o papel do fisioterapeuta é importante dentro de praticamente todos os procedimentos cirúrgicos, tanto no pré quanto no pós operatório, preparando o paciente para o procedimento e tornando o processo de recuperação o mais confortável e rápido possível.

plugins premium WordPress